O que é CIPA – saiba como prevenir acidentes na sua empresa!
Você sabe o que é CIPA? Ouviu falar desse termo e não faz ideia do que significa ou da importância dele para o seu trabalho ou sua empresa?
Então, saiba que você pode estar correndo riscos sérios com a segurança e a saúde dos seus colaboradores (e a sua) e, no caso de ser um empresário, também pode ser multado!
O que é CIPA e para que serve?
Para começar, a CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Como o nome sugere, está relacionada à minimização dos acidentes de trabalho.
Dessa forma, é utilizada a CIPA, um instrumento ao qual os trabalhadores e empresas recorrem para garantir a prevenção contra acidentes e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho.
As empresas que possuem 20 funcionários ou menos não precisa de uma CIPA. Contudo, ainda é necessário treinar os colaboradores para quaisquer emergências que possam acontecer nas dependências da empresa.
Lidar com essas ocorrências através da CIPA é algo que está regulamentado pela Consolidação das Leis de Trabalho nos artigos 162 e 165, além da Norma Reguladora 5 (NR5).
A CIPA é composta por representantes dos trabalhadores ou por eleições realizadas pelo empregador. A variância disso depende da direção da empresa, que deverá ditar as particularidades para a escolha.
A CIPA precisa promover um evento semanal anual – a Semana Interna da Prevenção de Acidentes, ou SIPAT. Além disso, é preciso realizar cursos, palestras e treinamentos voltados para a Segurança do Trabalho, elaborar Mapas de Riscos anualmente e fixá-los em locais estratégicos do ambiente de trabalho.
Por que ter a CIPA na minha empresa?
Agora que você sabe o que é CIPA, precisa entender o porquê de tê-la na sua empresa!
Ter a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes significa estar em conformidade com a legislação. Contudo, os benefícios da sua aplicação vão muito além disso.
Estamos falando da proteção da integridade do funcionário e das suas capacidades de trabalho. Sem a Segurança no Trabalho, você corre risco de ser multado e seus colaboradores podem sofrer danos parciais, totais, temporários e até permanentes.
Proteção para os colaboradores nunca é demais!
Além disso, a CIPA gera credibilidade e aumenta a confiabilidade da sua marca perante os clientes, fornecedores e até a concorrência, tornando-se uma forte vantagem competitiva e sinal de que você está comprometido não apenas com o trabalho, mas com a importância e saúde de cada indivíduo que trabalha ao seu lado.
Lembre-se: resultados grandiosos são sinônimo de segurança, felicidade e um ambiente de trabalho propício a gerar eficiência sem riscos à saúde dos colaboradores.
Se você ainda tem qualquer dúvida sobre o que é CIPA e como formar sua comissão, tornar seus profissionais especializados na segurança do trabalho e na saúde ocupacional, entre em contato conosco ou deixe sua mensagem nos comentários!
Será um prazer falar com você e te ajudar.
Um abraço e até breve.