A Segurança no Trabalho é algo fundamental para qualquer empresa, de qualquer segmento.
É um conjunto de medidas que visa evitar acidentes de trabalho e garantir a conformidade da sua empresa com a legislação vigente.
Não estamos falando apenas na conformidade com a lei, que é algo imprescindível, mas também na saúde e bem-estar dos seus funcionários e na boa imagem da sua marca perante o mercado, seus concorrentes e a justiça.
Um funcionário que segue normas de segurança dentro do seu trabalho estará protegido. Suas capacidades e integridade física estarão garantidas e o risco de quaisquer acidentes é minimizado.
A Segurança no Trabalho inclui o cumprimento de normas regulamentadoras, isto é, normas que ditam a metodologia de trabalho para funções específica, condutas de segurança, equipamentos que devem ser utilizados etc.
Existem 36 normas regulamentadoras na legislação brasileira — as famosas NRs —, e diversas portarias, decretos e leis complementares, tudo isso para determinar exatamente como a segurança do trabalho deve ser posta em prática em cada tipo de empresa.
As penalidades por descumprimento estão descritas no texto que detalha cada uma das NRs.
Segurança no trabalho, acidentes de trabalho e suas implicações
Se a segurança no trabalho vem com o propósito de minimizar os riscos de acidentes de trabalho, é preciso também entender o que configura esse termo.
Segundo a LEI Nº 8.123, DE 24 DE JULHO DE 1991, o conceito de acidente do trabalho é o seguinte:
É aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados INSS, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
Doenças profissionais ou ocupacionais também são consideradas acidentes do trabalho. Essas são ocorrências decorrentes do trabalho, que acarreta problemas na saúde do trabalhador.Causas de acidentes de trabalho
Os acidentes de trabalho podem ser causados por diversas situações.
Atos inseguros e medidas inadequadas estão entre as principais delas. É preciso ter um manual de boas práticas, ou seja, instruções detalhadas do que é preciso fazer para conduzir o trabalho e garantir que ele seja executado da melhor forma possível.
Em suma, utilizar os equipamentos certos e da forma correta, ter um ambiente de trabalho que seja propício para a segurança e bem-estar do colaborador, entre outras medidas, farão toda a diferença para a segurança no trabalho.
É importante garantir que o ambiente não seja potencialmente causador de alergias, não contenha pó e nem resíduos danosos à saúde, pois isso também pode afetar a capacidade do colaborador de forma parcial ou total.
É preciso ter uma equipe multidisciplinar para lidar com a segurança no trabalho!
Para estar com tudo em dia, os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) demandam uma equipe composta por um médico especializado em medicina do trabalho, um engenheiro de segurança do trabalho, um enfermeiro do trabalho, um técnico de segurança do trabalho e um auxiliar de enfermagem.
Ou seja: você precisa contar com um time de especialistas na segurança e na medicina do trabalho para operar em conformidade com a legislação. Os profissionais exigidos dentro desse grupo dependem do número de funcionários da sua empresa e do grau de risco das operações sobre o trabalhador.