Entender quanto ganha um cuidador de idosos é um dos primeiros passos para entender se a profissão vale a pena e combina com você, mas não o único. Está buscando uma nova carreira e tem aptidão para cuidar dos velhinhos? Se você está planejando se tornar um cuidador de idosos, precisa saber qual será o seu salário e quais são as atribuições mais comuns para essa categoria.
A partir do momento que você sabe o que faz o cuidador de idosos, pode entender se essas atividades combinam com o seu perfil. Mais que isso, você deverá pensar bastante no assunto, pois esse é um trabalho que envolve bastante respeito e carinho com o idoso, que precisa do seu apoio para ter uma vida mais confortável e tranquila.
O que faz e quanto ganha um cuidador de idosos
Veja, depender de alguém nunca é fácil. Saber que a sua família está disposta a pagar alguém para cuidar de você e, assim, te manter por perto, é de aquecer o coração. Entretanto, sempre existe aquele desconforto inicial em ter que precisar de outra pessoa para realizar atividades e ter seu bem-estar garantido.
E mesmo que você trabalhe em um asilo ou casa de repouso, precisará ter as mesmas características de carinho e atenção, pois muitos idosos sentem-se sozinhos e precisam de conforto.
O cuidador de idosos é muito mais que um acompanhante para evitar a solidão. É preciso fazer parte da vida do idoso em um grau próximo ao de um parente. Isso inclui:
- cuidar da saúde, garantindo uma boa qualidade do sono, realizando medições de temperatura e se certificando de que a medicação está sendo administrada da maneira correta, além de auxiliar com fisioterapia e demais atividades terapêuticas.
- promover o bem-estar, sempre agindo com muita empatia e carinho, resguardando as emoções do idoso e trabalhando para aumentar sua autoestima.
- tratar da alimentação, incluindo o preparo de alimentos, a garantia de que os horários de alimentação serão seguidos, etc.
- garantir uma rotina saudável e higiênica, relatando a saúde do idoso e seu comportamento a familiares, cuidando da lavagem de roupas e limpeza do ambiente, entre outras ações.
Qualquer ação mais invasiva, como a coleta de sangue e administração de medicamentos intravenosos, requer graduação em enfermagem. O curso de cuidador de idosos cobre as rotinas mais comuns.
Qual o salário de um cuidador de idosos?
Por padrão, o cuidador de idosos ganha um salário na faixa de R$1.247,17. Esse salário pode ser mais alto ou mais baixo, a depender do local de trabalho e das necessidades do local. Se o cuidador de idosos trabalhar diretamente a uma família, pode receber um valor consideravelmente mais alto, especialmente se tiver de cuidar de mais de um idoso.
Contudo, para atuar nesse segmento, é preciso fazer um curso técnico de cuidador de idosos. A duração média do curso é de um ano e ensina tudo que o futuro cuidador de idosos precisará para trabalhar. Para complementar sua atuação e negociar salários mais altos, o aluno poderá optar por fazer cursos de bombeiro civil e de primeiros socorros.