Cursos e Treinamentos  em Suzano/SP

tire suas dúvidas pelo whatsapp: 11 93144-9192
perm_phone_msg Central de atendimento: 11 2891-3971

Atentimento

Informações para Contato

siga-nos

Como Chegar

EM BREVE CURSO DE OPERADOR DE EMPILHADEIRA

O que é preciso para ser cuidador de idosos?

Cuidador De Idosos - SAVBRIGADO

Se você quer se tornar um cuidador de idosos, precisa entender como funciona o trabalho e o que é preciso para conquistar um emprego nessa área. Já adiantando, será preciso fazer um curso técnico de cuidador, para começar!

O cuidador de idosos não precisa de faculdade de enfermagem, embora isso seja um adicional requisitado por quem tem necessidades mais específicas. Com cursos técnicos, você poderá realizar funções mais simples, como dar banho, fazer companhia, ajudar nas refeições, ministrar medicamentos no horário e dosagem certa, entre outras coisas que só o cuidador de idoso pode fazer.

Já quem possui uma faculdade na área de enfermagem, pode cuidar de idosos doentes, que precisam de supervisão constante, mas que não ficam no hospital, entre outras atribuições. No final, tudo depende das suas aspirações: que tipo de cuidador de idosos você quer ser?

Existe diferença entre um curso de cuidador de idosos e faculdade de Enfermagem?

Sim, com toda certeza. O curso técnico de cuidador de idoso é mais acessível e traz as informações teóricas e práticas que você irá precisar para exercer a função de cuidador de idosos.

O salário de um enfermeiro é, sim, maior. Fica na média de R$3.440,04, mas a graduação leva pelo menos 4 anos, o que pode não ser viável para muitos aspirantes a cuidadores de idosos. Já o curso técnico tem duração média de um ano e possibilita que o profissional atue como cuidador de idosos com salário de cerca de R$1.247,17.

Com o curso técnico, você começa a trabalhar muito antes e pode exercer suas funções sem dificuldade alguma, tendo em mente que há limitações. Será possível administrar medicação oral aos idosos, mas cuidados mais específicos irão demandar cursos avançados.

Uma outra possibilidade, que complementa muito o currículo de um cuidador de idosos é realizar cursos adicionais, como de primeiros socorros e de bombeiro civil. Trata-se de cursos voltados para situações emergenciais e de prevenção, que levam as famílias a considerarem o perfil ideal do cuidador de idosos que irão contratar. Um cuidador de idosos mais completo é mais visado e, por consequência, pode receber mais.

O que fazem os cuidadores de idosos?

O cuidador de idosos é muito mais que um acompanhante para evitar a solidão. É preciso fazer parte da vida do idoso em um grau próximo ao de um parente. Isso inclui:

  • cuidar da saúde, garantindo uma boa qualidade do sono, realizando medições de temperatura e se certificando de que a medicação está sendo administrada da maneira correta, além de auxiliar com fisioterapia e demais atividades terapêuticas.
  • promover o bem-estar, sempre agindo com muita empatia e carinho, resguardando as emoções do idoso e trabalhando para aumentar sua autoestima.
  • tratar da alimentação, incluindo o preparo de alimentos, a garantia de que os horários de alimentação serão seguidos, etc.
  • garantir uma rotina saudável e higiênica, relatando a saúde do idoso e seu comportamento a familiares, cuidando da lavagem de roupas e limpeza do ambiente, entre outras ações.

Qualquer ação mais invasiva, como a coleta de sangue e administração de medicamentos intravenosos, requer graduação em enfermagem. O curso de cuidador de idosos cobre as rotinas mais comuns.

Vale a pena seguir a profissão? Como é o mercado de cuidador de idosos?

Investir em um curso para tornar-se um cuidador de idosos é uma boa escolha. Segundo o IBGE, até 2043, um quarto da população brasileira terá mais de 60 anos. Isso não é tudo, a taxa de envelhecimento cresce bem rápido, mas também é preciso entender que a taxa de ocupação de asilos está aumentando cada vez mais, tornando casas de repouso e asilos negócios bastante rentáveis.

Ou seja, tudo indica que não irá faltar emprego para quem deseja se tornar um cuidador de idosos. A Savbrigado oferece cursos de cuidadores de idosos. Por isso, fique atento ao nosso site e entre em contato para saber mais sobre turmas, horários, matrículas e valores.

Inscreva-se em nossa newsletter

    Garanta Sua Matrícula!

      A sua solicitação será analisada pelo corpo docente. E assim que aprovado um responsável entrará em contato para instruir nos próximos passos. Att Diretoria SAVBRIGADO.

      Entre em Contato Conosco